Período Composto –
período formado por duas ou mais orações.
Dependendo
das relações sintáticas que se estabelecem entre as orações que constituem esse
tipo de período, ele se classifica por:
Ø Período composto por subordinação
Oração principal + oração
subordinada (não necessariamente nessa ordem).
Ø Período composto por coordenação
Oração coordenada + oração
coordenada.
Ø Período misto
Oração principal + oração
subordinada + oração coordenada (não necessariamente nessa ordem).
Apresentaremos a noção de
subordinada.
1.
Conceito
de subordinação - oração principal e oração subordinada
Oração subordinada – toda
oração que funciona como termo
(sujeito, objeto, adjunto adverbial etc.) de outra oração.
Oração Principal – toda
oração que tem, associada a ela, uma (ou mais de uma) oração subordinada.
Isso é, num período composto, toda oração que funciona
como termo de outra classifica-se
como oração subordinada, e toda
oração que tem outra funcionando como termo dela denomina-se oração principal.
Uma oração subordinada pode exercer a função de um
substantivo, de um adjetivo ou de um advérbio.
1.1 Orações subordinadas substantivas
Por
que subordinada substantiva? Porque ela está no lugar de um substantivo.
Teoricamente pode ser sempre substituída por um nome. Observe:
Período
simples { Esta situação exige cautela.
Termo
com função sintática de objeto direto
e pertencente à classe dos substantivos.
Período
composto { Esta situação
exige que sejamos cautelosos.
Oração
com função sintática de objeto direto
e equivalente ao substantivo “cautela”.
A
conjunção que relaciona a oração subordinada substantiva à oração principal
denomina-se conjunção subordinativa
integrante (em geral representada pelas palavras que e se).
1.1.1 Classificação das orações
subordinadas adjetivas
As
orações subordinadas substantivas podem ser de seis tipos: subjetiva, objetiva
direta, objetiva indireta, predicativa, completiva nominal e apositiva.
Para
classificar as orações subordinadas substantivas é conveniente observar certas
estruturas básicas nas quais esse tipo de oração costuma ocorrer.
Ø Oração
subordinada substantiva subjetiva:
Período simples { Será anunciado o seu retorno.
Período composto { Será anunciado que você retornará.
Ø Oração
subordinada substantiva objetiva direta:
Período simples { Ela admitiu o erro.
Período composto { Ela admitiu que errou.
Ø Oração
subordinada substantiva objetiva
indireta:
Período simples { Você duvida de nossa sinceridade?
Período composto { Você duvida de que sejamos sinceros?
Ø Oração
subordinada substantiva predicativa:
Período simples { Nosso medo era sua reação agressiva.
Período composto { Nosso medo era que você reagisse agressivamente.
Ø Oração
subordinada substantiva completiva
nominal:
Período simples { Eles estão confiantes na vitória.
Período composto { Eles estão confiantes em que vencerão.
Ø Oração
subordinada substantiva apositiva:
Período simples { Nós lhe pedimos uma coisa: sensatez.
Período composto { Nós lhe pedimos uma coisa: que você seja sensato.
1.2 Orações subordinadas adjetivas
A oração que tem valor (função) de adjetivo ou adjunto
adnominal recebe a denominação de oração subordinada adjetiva. Observe:
Período
simples { Meu vizinho cultiva árvores frutíferas.
Classe
gramatical: adjetivo (característica do substantivo árvores).
Função
sintática: adjunto adnominal (detalhador do nome árvores).
Período
composto { Meu vizinho
cultiva árvores que dão frutos.
Classe
gramatical: oração equivalente ao adjetivo.
Função
sintática: oração equivalente ao adjunto adnominal.
As
orações adjetivas caracteriza-se por duas propriedades, que as distinguem
claramente dos demais tipos de orações:
1º) Sempre se referem a um
substantivo ou pronome da oração principal.
2º) Iniciam-se em um pronome
relativo (que, qual, quem, cujo, onde, quando).
1.2.1 Classificação das orações subordinadas
adjetivas
As
orações subordinadas adjetivas, dependem do sentido que têm no texto,
classifica-se em dois tipos: restritivas
e explicativas.
Ø Subordina
adjetiva restritiva:
Vamos comparar
quanto ao número de elementos, dois conjuntos.
·
Conjunto 1
> árvores.
·
Conjunto 2
> árvores que dão frutos.
Qual
dele é menor, isto é, qual possui
menos elementos?
Como
em 1 estão contidas todas as árvores
e em 2, somente as que dão frutos, o conjunto 2 é, obviamente, mais limitado, mais restrito. A oração “que dão frutos”, pelo fato de
restringir o sentido do substantivo árvore,
denomina-se oração subordinada adjetiva
restritiva.
Ø Subordinada
adjetiva explicativa:
Compare
agora esses dois conjuntos:
·
Conjunto 1
> neve.
·
Conjunto 2
> neve que é fria.
Qual
deles é menor? Os dois são, obviamente, iguais, já que toda neve é fria. No
conjunto 2, a oração adjetiva “que é fria” não restringe o sentido do
substantivo neve, apenas o explica
melhor, acrescentando lhe uma característica que é própria de toda e
qualquer neve. Por isso, a oração “que é
fria” classifica-se como subordina
adjetiva explicativa.
1.3 Orações subordinadas adverbiais
A oração subordinada
adverbial é um adjunto adverbial em forma de oração. Observe:
Período
simples { As notícias do acidente chegaram de manhã.
O
termo amanhã, por se relacionar ao
verbo e indicar uma circunstância de tempo, exerce a função sintática de adjunto adverbial de tempo.
Período
composto { As notícias
do acidente chegaram quando amanhecia.
É uma
oração subordinada porque funciona
como se fosse um termo da outra.
Equivalente a um adjunto adverbial de
tempo, por isso denomina-se oração
adverbial temporal.
1.3.1 Classificação das orações
subordinadas adverbiais
Da mesma maneira que os adjuntos adverbias, as orações
subordinadas adverbiais exprimem determinadas circunstâncias e são classificadas em função de seu sentido no texto.
Ø Oração
subordinada adverbial casual:
Indica
a causa que provoca o expresso na
oração principal.
Principais
conjunções: como, uma vez que, porque, etc.
Exemplo
{
Não fui ao jogo porque choveu muito.
(“chover” é a causa de “não ir ao jogo”).
Ø Oração
subordinada adverbial condicional:
Exprime
a condição necessária para a
ocorrência do fato referido na oração principal.
Principais
conjunções: se, a menos que, desde que, contanto que, etc.
Exemplo
{
Ela virá, contanto que tu peças.
(“pedir”
é a condição para ela “vir”).
Ø Oração
subordinada adverbial consecutiva:
Indica
a consequência do fato expresso na
oração principal.
Principais
conjunções: tão/ tanto/ tamanho ... que, etc.
Exemplo
{
Choveu tanto, que não fui ao jogo.
(“não
ir” é a consequência de “chover tanto”).
Ø Oração
subordinada adverbial conformativa:
Estabelece
o modelo (ou a forma) de acordo com
o qual ocorre o fato expresso na oração principal.
Principais
conjunções: como, conforme, segundo, etc.
Exemplo
{
Ele agiu como manda o regulamento.
(ele não agiu de qualquer jeito, ele
agiu “da forma que manda o regulamento”).
Ø Oração
subordinada adverbial concessiva:
Exprime
um fato que poderia impedir o fato da oração principal, mas não o impede.
Principais
conjunções: embora, mesmo que, ainda que, etc.
Exemplo
{
Mesmo que chova, irei ao
jogo.
(“chover” poderia impedi-lo de “ir
ao jogo”, mas não impedirá).
Ø Oração
subordinada adverbial comparativa:
Estabelece
uma comparação com o fato expresso
na principal.
Principais
conjunções: como, mais/ menos ... que, etc.
Exemplo
{
O rapaz chorava como uma criança.
(ele chorava “igual” a uma criança
chora).
Ø Oração
subordinada adverbial final:
Exprime
a finalidade (o objetivo) do fato da
oração principal.
Principais
conjunções: para que, a fim de que, que, etc.
Exemplo
{
Para que você me ouça bem,
gritarei.
(há uma finalidade em “gritar”: “você ouvir bem”)
Ø Oração
subordinada adverbial proporcional:
Indica
um fato que ocorre proporcionalmente
ao fato expresso na oração principal.
Principais
conjunções: à proporção que, à medida que, quanto mais ... mais, etc.
Exemplo
{
Quanto mais fala, mais ele se
confunde.
(“falar” e “confundir-se” são fatos proporcionais).
Ø Oração
subordinada adverbial temporal:
Expressa
o tempo de ocorrência do fato da
oração principal.
Principais
conjunções: quando, enquanto, logo que, desde que, etc.
Exemplo
{
Ele a odeia, desde que ela o traiu.
(a segunda oração indica quanto tempo faz que “ele a odeia”).
Referências
AMARAL, Emília et al. Português: Novas palavras: literatura, gramática, redação. São
Paulo: FTD, 2000.
LEME, Odilson Soares et al. Assim se escreve… Grámatica – Assim
escreveram… Literatura: Brasil – Portugal. São Paulo: EPU, 1981.
Atividades Propostas:
01. Na frase “As
imagens de satélite revelam que quase 40% dessa devastação foi realizada
nos últimos vinte anos”, a oração sublinhada pode ser classificada
como oração subordinada substantiva:
a) subjetiva
b) completiva nominal
c) objetiva indireta
d) predicativa
e) objetiva direta
02. Assinale a
alternativa que apresenta uma oração subordinada substantiva apositiva:
a) Falaram que eu não tinha condições para exercer o cargo.
b) O melhor era que ela falasse a verdade.
c) Saiba que estudei muito para esta prova.
d) Fez três tentativas, que o deixaram arrasado.
e) Só tenho uma certeza: que sei viver sozinho.
03. Assinale a alternativa cuja oração subordinada substantiva seja classificada como predicativa:
a) Falaram que eu não tinha condições para exercer o cargo.
b) O melhor era que ela falasse a verdade.
c) Saiba que estudei muito para esta prova.
d) Fez três tentativas, que o deixaram arrasado.
e) Só tenho uma certeza: que sei viver sozinho.
03. Assinale a alternativa cuja oração subordinada substantiva seja classificada como predicativa:
a) Compreendemos que o ponto da lição era difícil.
b) Uma boa medida é que se ande
de camisa aqui dentro.
c) Estou convencido de que ninguém mais verá esse convite.
d) Era necessário que se trouxesse a quantia solicitada para
a realização do evento.
e) É de fato uma pena que não existisse transmissão direta de
tevê naquela época.
04. As orações
subordinadas adjetivas são sempre introduzidas pelos pronomes relativos.
Observe os períodos destacados e marque a alternativa CORRETA:
a) Nós, que não somos ingênuos, ficamos à parte.
(No período, há uma oração subordinada adjetiva restritiva).
b) O choque que a mãe levou fez com que saísse da letargia.
(No período, há uma oração subordinada adjetiva explicativa).
c) Minha mãe, que é minha amiga, foi quem me ajudou.
(No período, há uma oração subordinada adjetiva restritiva).
d) Todos os
tratamentos que fiz foram bons.
(No período, há uma
oração subordinada adjetiva restritiva.)
e) “Só sei que nada sei!”
(No período, há uma oração subordinada adjetiva restritiva).
05. Só NÃO traz
uma oração subordinada adjetiva a alternativa:
a) “O país que produziu alguns dos mais famosos mitos olímpicos e
dionisíacos deste século...”
b) “... espaços para garantir os direitos mínimos que os
seringueiros nunca haviam tido...”
c) “... seringueiros e índios, que sob sua influência se aliaram
numa grande frente conhecida pelo nome de Povos da Floresta.”
d) “... como achava
que morreria em vão...”
e) “... suas ideias enfrentavam a oposição violenta dos
latifundiários, dos madeireiros e dos grandes projetos agropecuários que
vivem do desmatamento desordenado da Amazônia.”
ALUNOS:
C2396A4 - DANIEL CLEMENTE
C02BBE2 - LUANA PINTO BRAZ
C1436B5 - MICHELLE CRISTINA BRASILEIRO
C0676J2 - MARCOS PATRICK VIEGAS DA SILVA
B984JF4 - MARCOS VINICIUS P. COLOZZA
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