1.1
Sintagmas
Como sabemos, como
constituintes oracionais nós temos os sintagmas, cada um sendo constituído por
um núcleo, assim sendo temos o sintagma nominal (SN) sendo seu núcleo um
elemento nominal (nome ou pronome), o sintagma verbal (SV) tendo como elemento
fundamental o verbo, o sintagma adjetival (SA) sendo seu núcleo um adjetivo e o
sintagma preposicionado (SP) formado geralmente por uma preposição + sintagma
nominal (SN). Vejamos o exemplo a seguir:
A enfermeira morreu.
A
frase (1) pode ser representada por meio do diagrama seguinte:
Em SN temos a enfermeira, onde o núcleo é um nome “enfermeira” e em SV
temos como elemento principal o verbo morreu.
1.2
Sintagma nominal
O sintagma nominal como já sabemos tem
como núcleo um nome (N) ou um
pronome (Pro) pessoal,
demonstrativo, indefinido, interrogativo, possessivo ou relativo. Eles podem ou
não vir precedidos de um determinante
(Det) e ou sucedidos de um modificador (SA ou SP).
1.2.1
Determinante (Det)
O Det pode ser um artigo, um pronome
demonstrativo, possessivo, um numeral ou um pronome indefinido.
Pode também ser dividido em pré
determinante (pré), elemento base (base) e pós determinante (pós), porém há uma
hierarquia. A base do Det sempre será o artigo, em sua ausência seguirá em:
pronome demonstrativo, pronome possessivo, numeral e em último caso temos os pronomes
indefinidos. Exemplo:
No primeiro diagrama podemos
ver que a base do Det é um artigo (as) primeiro na hierarquia e em seguida
temos um numeral (duas) quarto na hierarquia ou o pronome possessivo (minhas) terceiro na hierarquia. No segundo
exemplo vemos que não temos um artigo na base do Det, portanto definimos como
base o próximo determinante da hierarquia, ou seja, aquelas (pronome demonstrativo), e não o numeral (três) pois ele é
o quarto determinante da hierarquia. Poderá ocorrer mais de um (pós) mas haverá
somente uma base, como no exemplo a seguir.
Agora vamos realizar uma
atividade, iremos trabalhar a categoria “Sintagma Nominal” (SN) do diagrama
arbóreo proposto por Noam Chomsky. Utilize todos os conhecimentos adquiridos
até aqui.
Atividades
a) As
crianças caíram.
b) Todas
as crianças brincaram.
c) Todas
aquelas crianças caíram.
d) Toas
as minhas crianças brincaram.
Respostas
a) As
crianças caíram.
b) Todas
as crianças brincaram.
c)
Todas aquelas crianças caíram
d) Todas
as minhas crianças brincaram
Referência Bibliográfica
SOUZA,
Maria Cecília Perez de; SILVA, Ingedore Grubfeld Villaça Koch. Linguística aplicada ao português: Sintaxe.
7. ed. São Paulo: Cortez, 1996.
Alunos
Crislayne Pereira- C390bj-5
Bruno Duarte - C226FE-9
Rafael Tavares - C13EIF-0
Monica Sousa - C29450-0
Alunos
Crislayne Pereira- C390bj-5
Bruno Duarte - C226FE-9
Rafael Tavares - C13EIF-0
Monica Sousa - C29450-0
Thaís Izabel C172HE-0
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