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quinta-feira, 10 de setembro de 2015

MORFOSSINTAXE APLICADA AO PORTUGUÊS: EXPLICAÇÃO DAS ESTRUTURAS PRESENTES NO DIAGRAMA ARBÓREO




Nesta primeira postagem, vamos definir as estruturas iniciais  do diagrama arbóreo da aula de morfossintaxe, seguindo a Leitura do livro de Koch e Silva (2001) e do Perini (1994).

Segundo Koch e Silva (2001) os sintagmas são os constituintes das unidades significativas de uma oração, eles se relacionam por dependências e ordem. Porém a natureza de um sintagma depende do tipo de elemento que constitui o seu núcleo, dentro de uma oração existem dois sintagmas:
Sintagma Nominal (SN), Perini (1994)  define pela propriedade de ocorrer como sujeito de orações;  ou objetivos. Ou seja, ele é o substantivo ou pronome da oração. Segundo Koch e Silva (2001) o Sintagma nominal, tem em sua estrutura o núcleo (N) que é o substantivo ou um pronome (pro) , o Determinante (Det) que determina  o substantivo, que segue uma hierarquia de posição: 1º Artigo, 2º Pronome Demonstrativo, 3º Pronome Possessivo, 4º Numeral e 5º Pronome indefinido ou quantificador. Essa posição é para definir a (base) do Determinante e os demais que são (pré), que é quando o(s) outro(s) determinante(s) estão antes do determinante (base) e o (pós) que é quando estão após o determinante base e o Modificador (MOD).
O sintagma verbal Koch e Silva (2001) se define a partir do verbo (V), ou seja, o verbo é o seu Núcleo. Quando o verbo da oração for um verbo de ligação o SV o apresenta como (Cóp). O SV também pode ser modificado pelo MODIFICADOR.
Como já dito por Koch e Silva, ambos os sintagmas podem ser modificados por algum modificador (MOD), esse modificador mostra que o SN ou o SV vai ser modificado para outro sintagma, estes que podem ser o Sintagma Adjetival (SA)  e o Sintagma preposicional (SP).
O sintagma Adjetival (SA) é definido pelo adjetivo (adj)  da frase e o preposicional (SP) quando se tem uma preposição (prep). Ambos podem ser encontrados no SN OU SV. Dentro do SA podemos encontrar também o intensificador (Intes.) que é o exemplo que Perini (1994) apresenta “muito, bem, bastante, etc” (pg. 196).  E no SP, podemos encontrar além da preposição (prep)  o advérbio (adv) que modifica o verbo.

Referências bibliográficas:

SILVA, Ma. Cecília S. & KOCH, Ingedore V. Linguística Aplicada ao Português: Sintaxe. São Paulo: Cortez, 2001 (Cap. 1)

PERINI, A. Mário. Sintaxe Portuguesa: Metodologia e funções.  São Paulo: Ática S.A. 1994. (Cap. 3)




                                                         ATIVIDADE PROPOSTA


        Nesta primeira postagem, o foco foi definir as primeiras e principais estruturas do diagrama arbóreo, para alunos do ENSINO MÉDIO.

         Decidimos desenvolver uma atividade em sala onde os alunos deverão primeiro identificar as seguintes estruturas básicas, sem montar a “árvore”. Para o professor poder conhecer a capacidade e conhecimento do aluno e ver o que pode ser desenvolvido na próxima aula.

           1)  Encontrem e separem apenas o SN: Núcleo (N), Determinante (Det) e o SV: Verbo (V) das frases abaixo:
     
A)    Os pombos morreram
B)    As amigas se despediram
C)    Todos os garotos comeram
D)    Eu gosto de você
E)     A minha mãe cozinhou hoje.
  
       2)      Encontre e separem apenas os adjetivos, os intensificador e as preposições das frases abaixo:

 A)    Vocês gostam de sair todos os dias
 B)    Seu namorado é mais bonito de noite
 C)    Eu adoro ir para sua casa nas férias de verão
 D)    Sua mão estava muito estranha na minha casa.
 E)     Aquele professor bonito de geografia me encontrou no shopping.

       3)      Definem os determinantes (Det):

A)    Os meus quatros amigos
B)    Três das minhas barbies
C)    Os dois filhos da Clara
D)    Todas as minhas três casas
E)     Dos meus dez pares de sapato


Após o término, o professor recolhe as atividades, corrige e devolve. Para explicar repassar na lousa os exercícios, explicando e desenvolvendo a aprendizagem e capacidade dos alunos.



UNIVERSIDADE PAULISTA.
APS - Morfossintaxe Aplicada a Língua Portuguesa
Prof. Coordenadora: Mônica

Alunos do 3º / 4º Semestre de Letras

Tainara Silva Carnauba                             R.A: C1684J-9
Diego Henrique Soto A. Soares                  R.A: C37DBB-1
Liliane Valeria R. Pereira                          R.A: B357HD-9
Siméia Daiana Pereira                                R.A: C123DB-6
Laura Borghetti Martins                            R.A: C268IA-2

Um comentário:

  1. Aii o blog de vocês apareceu numa hora boa para mim!!! Eu estou fazendo Trabalho de DPs de MALP e já não lembrava mais das "lindas" árvores"hahahahaha. Tirem uma dúvida:como eu represento no sistema arbóreo as seguintes orações: " A notícia de sua perda veio aos poucos" e "Estou preso à vida" ( Tô presa nessa coisa e não consigo me livrar hahahahahhah.
    Obrigada!
    Clarisa Videla - aluna tutelada do mesmo campus de vocês ^^

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 renata massa