Nesta
primeira postagem, vamos definir as estruturas iniciais do diagrama arbóreo da aula de morfossintaxe,
seguindo a Leitura do livro de Koch e Silva (2001) e do Perini (1994).
Segundo
Koch e Silva (2001) os sintagmas são os constituintes das unidades significativas de
uma oração, eles se relacionam por dependências e ordem. Porém a natureza de um
sintagma depende do tipo de elemento que constitui o seu núcleo, dentro de uma
oração existem dois sintagmas:
Sintagma
Nominal (SN), Perini (1994) define pela
propriedade de ocorrer como sujeito de orações;
ou objetivos. Ou seja, ele é o substantivo ou pronome da oração. Segundo
Koch e Silva (2001) o Sintagma nominal, tem em sua estrutura o núcleo (N) que é o
substantivo ou um pronome (pro) , o Determinante (Det) que determina o substantivo, que segue uma hierarquia de
posição: 1º Artigo, 2º Pronome Demonstrativo, 3º Pronome Possessivo, 4º Numeral
e 5º Pronome indefinido ou quantificador. Essa posição é para definir a (base)
do Determinante e os demais que são (pré), que é quando o(s) outro(s)
determinante(s) estão antes do determinante (base) e o (pós) que é quando estão
após o determinante base e o Modificador (MOD).
O
sintagma verbal Koch e Silva (2001) se define a partir do verbo (V), ou seja, o verbo
é o seu Núcleo. Quando o verbo da oração for um verbo de ligação o SV o
apresenta como (Cóp). O SV também pode ser modificado pelo MODIFICADOR.
Como
já dito por Koch e Silva, ambos os sintagmas podem ser modificados por algum
modificador (MOD), esse modificador mostra que o SN ou o SV vai ser modificado
para outro sintagma, estes que podem ser o Sintagma Adjetival (SA) e o Sintagma preposicional (SP).
O
sintagma Adjetival (SA) é definido pelo adjetivo (adj) da frase e o preposicional (SP) quando se tem
uma preposição (prep). Ambos podem ser encontrados no SN OU SV. Dentro do SA podemos
encontrar também o intensificador (Intes.) que é o exemplo que Perini (1994)
apresenta “muito, bem, bastante, etc” (pg. 196). E no SP, podemos encontrar além da preposição
(prep) o advérbio (adv) que modifica o
verbo.
Referências bibliográficas:
SILVA, Ma. Cecília S. & KOCH, Ingedore V. Linguística Aplicada ao Português: Sintaxe. São Paulo: Cortez, 2001 (Cap. 1)
PERINI, A. Mário. Sintaxe Portuguesa: Metodologia e
funções. São Paulo: Ática S.A. 1994. (Cap. 3)
ATIVIDADE
PROPOSTA
Nesta primeira postagem, o foco foi definir as
primeiras e principais estruturas do diagrama arbóreo, para alunos do ENSINO
MÉDIO.
Decidimos desenvolver uma atividade em sala onde os
alunos deverão primeiro identificar as seguintes estruturas básicas, sem montar
a “árvore”. Para o professor poder conhecer a capacidade e conhecimento do
aluno e ver o que pode ser desenvolvido na próxima aula.
1) Encontrem
e separem apenas o SN: Núcleo (N), Determinante (Det) e o SV:
Verbo (V) das frases abaixo:
A) Os pombos morreram
B) As amigas se despediram
C) Todos os garotos comeram
D) Eu gosto de você
E) A minha mãe cozinhou hoje.
2) Encontre e separem apenas os adjetivos, os intensificador e as preposições das frases abaixo:
A) Vocês gostam de sair todos os dias
B) Seu namorado é mais bonito de noite
C) Eu adoro ir para sua casa nas férias de verão
D) Sua mão estava muito estranha na minha casa.
E) Aquele professor bonito de geografia me encontrou no shopping.
3) Definem os determinantes (Det):
A) Os meus quatros amigos
B) Três das minhas barbies
C) Os dois filhos da Clara
D) Todas as minhas três casas
E) Dos meus dez pares de sapato
A) Os pombos morreram
B) As amigas se despediram
C) Todos os garotos comeram
D) Eu gosto de você
E) A minha mãe cozinhou hoje.
2) Encontre e separem apenas os adjetivos, os intensificador e as preposições das frases abaixo:
A) Vocês gostam de sair todos os dias
B) Seu namorado é mais bonito de noite
C) Eu adoro ir para sua casa nas férias de verão
D) Sua mão estava muito estranha na minha casa.
E) Aquele professor bonito de geografia me encontrou no shopping.
3) Definem os determinantes (Det):
A) Os meus quatros amigos
B) Três das minhas barbies
C) Os dois filhos da Clara
D) Todas as minhas três casas
E) Dos meus dez pares de sapato
Após o término, o professor recolhe as atividades,
corrige e devolve. Para explicar repassar na lousa os exercícios, explicando e
desenvolvendo a aprendizagem e capacidade dos alunos.
UNIVERSIDADE PAULISTA.
APS - Morfossintaxe Aplicada a Língua Portuguesa
Prof. Coordenadora: Mônica
Alunos do 3º / 4º Semestre de Letras
Tainara Silva Carnauba R.A: C1684J-9
Diego Henrique Soto A. Soares R.A: C37DBB-1
Liliane Valeria R. Pereira R.A: B357HD-9
Siméia Daiana Pereira R.A: C123DB-6
Laura Borghetti Martins R.A: C268IA-2
Aii o blog de vocês apareceu numa hora boa para mim!!! Eu estou fazendo Trabalho de DPs de MALP e já não lembrava mais das "lindas" árvores"hahahahaha. Tirem uma dúvida:como eu represento no sistema arbóreo as seguintes orações: " A notícia de sua perda veio aos poucos" e "Estou preso à vida" ( Tô presa nessa coisa e não consigo me livrar hahahahahhah.
ResponderExcluirObrigada!
Clarisa Videla - aluna tutelada do mesmo campus de vocês ^^